Home Cursos e Concursos 7 verdades sobre concurso público que ninguém lhe contou

7 verdades sobre concurso público que ninguém lhe contou

419
0
Compartilhe

Um antigo ditado afirma que sete é conta de mentiroso. Pois vamos inverter essa lógica e apresentar sete verdades sobre concurso público que muitas pessoas ainda desconhecem. Foi a maneira que encontramos para derrubar alguns mitos e mostrar que, com foco e determinação, você pode superar qualquer desafio. Vamos à lista?

1. Ninguém sabe exatamente quando o edital será publicado

Assim que um concurso esteja autorizado pelo órgão competente, podem-se levar meses até a publicação do edital no Diário Oficial da União. Esse tempo depende de trâmites burocráticos como a escolha da banca e a definição da data das provas.

Porém, tão logo o documento venha a público, o prazo para a realização do certame costuma ser bem curto (dois meses, mais ou menos). A essa altura, você já deve ter começado a preparação.

2. Algumas matérias caem em praticamente todos os concursos

É o caso de Língua Portuguesa, por exemplo. Mesmo que você ainda não saiba quais conteúdos específicos serão cobrados na prova, pode estudar essa e outras disciplinas básicas. Além de ganhar tempo até a divulgação do edital, é possível preparar-se para mais de um certame simultaneamente.

3. A maioria dos candidatos não tem chance de aprovação

Quem busca um cargo na Caixa Econômica Federal ou no INSS sabe que a concorrência pode chegar a 1.145 candidatos por vaga. Contudo, esse índice não deve assustar você.

Grande parte dos inscritos está lá apenas para testar os próprios conhecimentos ou tentar a sorte. São os concurseiros aventureiros, que não se dedicam a uma rotina regrada de estudos. Por isso, dificilmente atingirão a nota de corte, quanto mais a classificação.

4. Aulas via internet não são para todo mundo

A modalidade EAD traz vantagens. Você poupa o tempo de deslocamento e pode estudar em qualquer horário, por exemplo.

Só que a internet oferece inúmeras distrações. Uma “olhadinha” nas redes sociais pode significar horas a menos de produtividade. Ou seja: se você perde a concentração facilmente, melhor recorrer a um curso presencial.

5. Haverá dias de baixo rendimento

Se até as máquinas sofrem desgaste natural, imagine o corpo humano! Tem dias em que a gente se sente cansado, ou acha que não avançou o suficiente nas leituras.

Períodos de baixo rendimento são normais. No entanto, se virarem regra, talvez seja hora de reorganizar sua rotina.

Primeiro, descanse adequadamente. Depois, avalie se você produz melhor de manhã ou à noite. Ainda, experimente novas técnicas de estudo e de revisão do conteúdo.

6. Você deve chegar cedo ao local do concurso

Todo candidato sabe que tem de observar a pontualidade. Os portões fecham no horário estabelecido no edital.

Mas há outro motivo para chegar cedo à sala: muitas vezes, você pode escolher o melhor lugar para se acomodar. Procure um ponto arejado e iluminado, mas sem incidência direta de sol, e tente afastar-se da porta. Isso garante mais conforto e silêncio na hora da prova. Ah, e não se esqueça do lanchinho!

7. A família e os amigos sentirão sua falta

Dedicar-se a um concurso público exige tempo e comprometimento. Talvez você tenha que abrir mão de alguns eventos familiares ou de festas com os amigos.

Não sinta culpa ou vergonha de recusar convites, pois você está investindo em seu futuro. Explique à turma a razão para seu sumiço. Ainda assim, procure não se afastar completamente. O descanso e o lazer são importantes na vida do concurseiro.

Esperamos que essas verdades sobre concurso público ajudem você a trilhar um caminho de sucesso. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.