Home Cursos e Concursos Por que investir em concursos públicos municipais

Por que investir em concursos públicos municipais

336
0
Compartilhe

Existem 5.570 municípios no Brasil. Todas essas localidades têm prefeitura, câmara de vereadores e secretarias que compõem a máquina administrativa. Por isso, os concursos municipais são uma alternativa interes26sante para quem busca colocação no funcionalismo público.

Já pensou em fazer carreira longe dos grandes centros urbanos? Talvez lá estejam as melhores oportunidades de crescimento e estabilidade financeira. Entenda por quê.

Concursos municipais: remuneração atrativa e menos procura

A maioria dos órgãos públicos do interior paga tão bem quanto nas capitais. Sem contar que, como o custo de vida costuma ser baixo em cidades menores, o servidor acaba juntando um bom dinheiro no fim do mês. Dá para fazer um pé de meia para aquela viagem dos sonhos ou para a casa própria.

Então, por que será que os certames não são disputadíssimos como ocorre nas instâncias federais? Talvez o preconceito ajude a explicar esse fenômeno. Ainda persiste a ideia de que município pequeno tem estrutura precária ou poucas opções de lazer.

Claro que vivemos num país de contrastes. Ao mesmo tempo que o Brasil produz pesquisa acadêmica e tecnologia de ponta, 55% da população não tem esgoto tratado, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Outro dado curioso: apenas 10,4% dos municípios têm sala de cinema, aponta o IBGE.

Ou seja, a vida no interior pode ter limitações. Por outro lado, essas localidades também registram baixos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e poluição. Escapar da rotina agitada das metrópoles pode contribuir bastante com o seu bem-estar.

Independentemente do número de habitantes ou da extensão territorial do lugar, fato é que toda prefeitura precisa de pessoal qualificado. Isso vale tanto para as funções administrativas quanto para serviços básicos, como saúde e educação.

Portanto, os concursos municipais são uma maneira de melhorar o funcionamento da máquina pública e levar atendimento de qualidade a quem precisa. Que tal contribuir com seu conhecimento?

Concurso municipal pode ser trampolim para a carreira

Além da baixa concorrência, as provas para um cargo de município são consideradas mais fáceis. Isso porque há menos questões, geralmente objetivas.

O conteúdo programático varia, embora tampouco seja muito extenso. Algumas matérias básicas são Português, Matemática/Raciocínio Lógico, Informática e conhecimentos específicos para ocupar a vaga.

Desse modo, a preparação para um concurso municipal ocorre com mais facilidade. É preciso um tempo relativamente curto para dominar os assuntos e elevar a chance de aprovação. Aí, ocorrida a posse, você já terá uma ideia de como é a rotina do servidor.

Os horários regrados e a estabilidade financeira do trabalho público proporcionam, ainda, que você continue investindo na carreira. Com tempo livre após o expediente e dinheiro entrando na conta todo mês, é possível matricular-se em cursos presenciais ou a distância para se dedicar aos estudos com tranquilidade.

Você conseguirá fazer uma especialização ou aprender um novo idioma. Caso seja sua intenção, pode até mesmo se preparar para certames mais disputados e mais bem remunerados. (Ninguém precisa trabalhar a vida inteira no mesmo setor, né? O concurso municipal pode ser o primeiro passo sua trajetória de sucesso.)

E então, o que você acha de se dedicar a concursos municipais? Já cogitou preparar-se para mais de uma prova ao mesmo tempo? Deixe sua opinião nos comentários!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.