Home Dicas de Estudo É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

356
0
Compartilhe

Foco e organização fazem parte da rotina do concurseiro. Essas características devem ser redobradas, se você decide estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Numa situação assim, as horas do dia parecem ainda mais escassas, então é preciso eleger prioridades. Confira algumas dicas para acertar no planejamento.

Como estudar para vários concursos simultaneamente

A preparação simultânea para múltiplos certames começa na escolha da carreira. Se você não almeja uma vaga específica, pelo menos restrinja-se a um único ramo de atividade. Tentar prova para a área bancária e para a área policial não faz muito sentido. É quase como prestar vestibular para Arquitetura e Filosofia no mesmo ano.

A afinidade entre os concursos também otimiza os estudos. Isso nos leva à primeira dica.

1. Escolha provas similares

Matérias como Língua Portuguesa e Direito Constitucional são recorrentes na maioria dos exames. Porém, se você analisar os editais, verá que determinados órgãos públicos exigem outras disciplinas em comum. Bem dizer, os programas de algumas provas chegam a ser praticamente iguais.

Ao escolher concursos similares, você pode aproveitar o mesmo conteúdo em mais de uma ocasião. Restarão apenas os conhecimentos específicos de cada cargo para estudar.

2. Eleja prioridades

Embora você queira participar de vários processos seletivos, sempre haverá um concurso mais importante que os outros. Dê atenção especial a esse.

O dia de realização da prova funciona como um bom critério para definir a prioridade. Dedique mais tempo de preparação ao certame que esteja mais próximo de ocorrer.

As datas ainda não foram anunciadas? Experimente outras estratégias. Invista no concurso menos concorrido, ou no que tenha um grau de dificuldade elevado. Aliás, não se preocupe em gastar um tempo extra com as matérias que você considere difíceis. É importante dominá-las.

3. Organize seus horários

Saber aproveitar o tempo é essencial para ganhar produtividade nos estudos. Mais que separar um turno do dia para a leitura e os exercícios, você deve criar um ambiente que favoreça o aprendizado. Assim, sua mente permanecerá focada na atividade.

A técnica Pomodoro, sobre a qual já falamos aqui no blog, ajuda a mensurar o progresso. Ela consiste em intercalar períodos de trabalho com pequenos intervalos de descanso. Lembre-se de incluir nesse esquema os simulados e as revisões, importantes para fixar o conteúdo.

4. Faça um curso preparatório EAD

Nós também já utilizamos este espaço para comparar aulas presenciais e a distância. Ambas as modalidades de cursos preparatórios oferecem vantagens e desvantagens. No entanto, quando você quer estudar para mais de um exame ao mesmo tempo, cada minuto do dia faz diferença.

Nesse caso, o modo EAD sai na frente. As videoaulas permitem ao participante estudar em casa, sem precisar se deslocar até a escola.

Mora numa cidade grande e enfrenta congestionamentos com frequência? Então imagine quantas horas de trânsito você poupa por semana! Todo esse período pode ser aproveitado para estudar mais.

E essas foram as dicas de hoje. Esperamos que as sugestões sejam úteis para organizar seu cronograma de atividades quando você se interessar por mais de um concurso público ao mesmo tempo. Boa sorte!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.