Home Cursos e Concursos Como saber se a carreira de servidor público é para você

Como saber se a carreira de servidor público é para você

632
0
Compartilhe

Muita gente faz concurso público porque acredita nas promessas de salário acima da média e estabilidade no cargo. De fato, esses são grandes atrativos para quem busca a independência 23financeira. Só que a carreira de servidor não é para todo mundo. Então, como saber se você tem o perfil para trabalhar num órgão do governo?

Hoje vamos propor uma reflexão. A seguir, listamos algumas perguntas que todo concurseiro deve fazer a si mesmo. Responda-as com sinceridade e você terá uma visão mais clara do que o aguarda no futuro.

1. Você se enxerga trabalhando no cargo escolhido?

Há diferentes caminhos para a carreira pública. Tem quem realize funções administrativas, como a organização de documentos. Outras pessoas preferem a área jurídica, lidando com processos e jurisprudências. Portanto, a primeira dica é escolher um concurso para um cargo compatível com suas habilidades.

Trabalho não é apenas um meio para obter renda. Trabalho deve oferecer realização pessoal, até porque você gasta um bom tempo da vida nele. Será que as atribuições do cargo, descritas no edital, satisfazem seus anseios profissionais?

2. Você lida bem com rotinas e burocracia?

Quem estuda para concurso público conhece o valor da disciplina. Manter um cronograma de atividades, com horários regrados, ajuda a organizar as tarefas.

Sendo assim, talvez você não se importe de continuar seguindo rotinas. É que a maioria das repartições públicas funciona em horários fixos, sem muita flexibilidade. Home office, então, é um termo ainda raro nas esferas governamentais.

Além disso, os procedimentos dos órgãos municipais, estaduais e federais costumam ser um tanto burocráticos. A papelada é uma importante forma de controle para evitar a corrupção, mas às vezes trava a continuidade do trabalho, de modo que os resultados demoram a aparecer. Isso pode desmotivar quem busca desafios constantes na profissão.

3. Você quer enriquecer?

É bem verdade que o rendimento inicial de um concursado costuma superar os salários da iniciativa privada para recém-formados. Por outro lado, a progressão de carreira não se aplica a todos os servidores. Sem contar que a pessoa pode passar anos no mesmo departamento antes de ser promovida ao próximo estágio.

Dependendo da sua área de formação, as grandes oportunidades de crescimento financeiro podem estar longe do serviço público. Portanto, avalie as opções do mercado antes de tomar sua decisão.

4. Você se preparou para a carreira pública?

Se você chegou até aqui e ainda acredita que um concurso público é o caminho para seu futuro, ótimo! Agora é o momento de se preparar para conquistar a aprovação tão desejada.

Já leu o edital e pesquisou informações sobre a banca organizadora do certame? Sabe quais são as disciplinas que você deverá dominar até o dia da prova? Organizou a semana para ter períodos de estudo, revisão e descanso?

Resultados não chegam de um dia para o outro. Porém, quando se tem um objetivo em mente, fica mais fácil traçar uma estratégia para alcançá-lo.

Quer outras dicas sobre como estudar para concurso? Então não perca as novidades do nosso blog! Aproveite e deixe um comentário contando o que você achou do post de hoje. 😉

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.