Home Cursos e Concursos Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação

Ainda não passou no concurso? Confira 5 dicas de motivação

239
0
Compartilhe

Passar de primeira num concurso público é um fenômeno raro. A maioria dos candidatos, inclusive, prefere participar de alguns certames apenas para ganhar experiência e confiança, sem compromisso com resultados.

Porém, se você está encarando o desafio há um tempo e ainda não atingiu a aprovação, provavelmente já enfrentou o desânimo. Pois acalme-se. A seguir, damos cinco dicas de motivação para quem não passou na prova, mas segue tentando.

 

Dicas de motivação para continuar os estudos

Manter a motivação na rotina de estudos, por si só, pode ser complicado. Depois do baque da reprovação, encontrar o ânimo fica ainda mais difícil. É justamente nessa hora que você precisa parar, respirar fundo e preparar-se para seguir em frente. Acompanhe.

 

1. Tome fôlego

Aqui no blog, reiteramos que o lazer, como hobbies e atividades físicas, melhora o rendimento dos concurseiros. Ainda assim, as semanas que antecedem as provas costumam ser intensas. Filminho com o namorado e balada com os amigos caem para segundo plano, dando lugar às revisões e aos simulados.

 

Então, que tal tirar um tempo para curtir o que você gosta? Vá ao teatro, tome um sorvete, assista a um seriado. Alguns dias de relaxamento farão bem.

 

2. Reorganize as metas

Após a folga, retome o cronograma de estudos. Avalie quais são os concursos públicos de seu interesse e quais matérias você deverá estudar. Depois disso, monte seu esquema de horários para as aulas, as leituras e os exercícios.

 

O ideal é quebrar o conteúdo em porções menores, com metas diárias de progresso. Por exemplo, você pode determinar que lerá um capítulo por dia da apostila de Língua Portuguesa. Assim, ao fim da semana, o avanço será nítido. É quase tão recompensador quanto passar nas fases de um jogo.

 

3. Trabalhe os pontos fracos

Uma das melhores dicas de motivação para quem não passou na prova consiste em avaliar o que deu errado. Mantenha uma postura crítica em relação ao seu desempenho, observando quais foram as questões que você não acertou.

 

Conhecendo as próprias vulnerabilidades, fica mais fácil determinar as prioridades de estudo. Dê atenção especial às disciplinas mais difíceis. Lembre-se: o tropeço do atleta o ensina a corrigir o passo para correr com ainda mais segurança.

 

4. Mantenha o foco no resultado

Tente se recordar dos motivos para encarar esta vida de concurseiro. Você sonha com a carreira de servidor público? A estabilidade financeira compensa tamanha dedicação aos estudos? Como será que sua rotina vai melhorar depois de assumir o cargo? Às vezes, não existe incentivo melhor que imaginar-se na “linha de chegada”.

 

5. Crie um ambiente de otimismo

Por fim, tente não se comparar com outros candidatos nem se deixar influenciar pela negatividade. Nesse ponto, as redes sociais funcionam como uma verdadeira ameaça ao seu bem-estar. Além de um poderoso fator de distração, elas estão cheias de “textões” com gente reclamando da política, da economia e das pessoas.

 

Portanto, cerque-se de energia boa. Dê um tempo nas polêmicas on-line. Assista a filmes com histórias de superação. Leia livros para distrair a cabeça. Recorra a técnicas para diminuir a ansiedade. Com essas práticas, sua saúde psicológica só tem a ganhar.

 

Esperamos que as dicas de motivação deste post ajudem você a seguir nos estudos com otimismo e dedicação. Ainda não passou no concurso e quer compartilhar sua história conosco? Deixe um comentário!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.