Home Cursos e Concursos TRF4: Como se preparar para ser analista judiciário

TRF4: Como se preparar para ser analista judiciário

739
0
Compartilhe
analista judiciário do trf4

Se você concluiu a graduação em Direito, sabe que tem muitas oportunidades para ingressar na carreira de servidor público. Uma delas é o concurso do TRF4 para analista judiciário. A seguir, conheça detalhes sobre o certame e veja como se preparar para o cargo.

O que faz um analista judiciário do TRF4

Os Tribunais Regionais Federais são órgãos que representam a segunda instância da Justiça Federal. É lá que se julgam recursos relativos a crimes federais, bem como habeas corpus, mandados de segurança e habeas data contra atos de um juiz federal ou do próprio tribunal.

A 4ª região compreende os estados do Sul do país, tendo sede em Porto Alegre. Nos últimos tempos, o TRF4 ganhou projeção no noticiário nacional devido ao julgamento de casos de corrupção, com destaque para ações relacionadas à Operação lava Jato.

Nesse contexto de decisões que afetam diretamente as instituições políticas do Brasil, cada servidor cumpre uma tarefa importante. Cabe ao analista judiciário realizar suporte técnico e administrativo aos magistrados. Isso inclui a elaboração de pareceres e relatórios, a indexação de documentos e a análise e pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, entre outras funções afins.

Ou seja, a pessoa que ocupe o cargo deve demonstrar ampla competência para a área jurídica. Portanto, o concurso atribui maior peso aos conhecimentos específicos.

Como é o concurso para analista judiciário do TRF4

A última seleção para a área aconteceu em 2014. A Fundação Carlos Chagas foi a responsável pela aplicação.

O edital previa 20 questões objetivas de conhecimentos gerais, abrangendo Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático. Em seguida, os candidatos precisavam responder 30 questões objetivas de conhecimentos específicos. Elas englobavam:

Direito Administrativo;

Direito Constitucional;

Direito Civil;

Direito Processual Civil;

Direito Penal;

Direito Processual Penal;

Direito Tributário;

Direito Previdenciário.

Ainda, era necessário resolver duas questões relativas a estudos de caso. A prova, de caráter habilitatório e classificatório, durava quatro horas e meia.

O concurso do TRF4 aplicado em 2014 é válido por quatro anos. Isso significa que, em breve, o órgão estará apto a realizar novo certame para o preenchimento de vagas.

O salário inicial de um analista judiciário do TRF4 é de R$ 11.616,61, somando-se o vencimento básico e a gratificação de atividade judiciária (GAJ). O servidor também pode receber adicional de qualificação de até 12,5%, conforme os treinamentos realizados e os títulos adquiridos.

Como se preparar para o concurso do TRF4

Você não precisa aguardar a chamada oficial para começar os estudos. Com base no edital anterior e nas atribuições do cargo, já é possível ter uma ideia das matérias que serão cobradas no concurso.

Por isso, quanto antes começar sua preparação, mais tempo você terá para desenvolver habilidades e conquistar segurança até o dia D. E nosso curso preparatório TRF 4 – Analista Judiciário é o caminho.

O programa é composto por videoaulas que contemplam os principais tópicos do edital. Na modalidade EAD, o aluno acompanha todo o conteúdo em casa, no horário que tiver disponível. Dessa maneira, dá para adaptar o cronograma de estudos mesmo às rotinas mais atribuladas.

Confie na qualidade e na experiência de nossos professores. Com o Andresan – Cursos & Concursos, você conquista o conhecimento necessário para a aprovação.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.