Home Dicas de Estudo 5 aplicativos para manter o foco nos estudos

5 aplicativos para manter o foco nos estudos

611
0
Compartilhe
apps para concurseiros

Bem sabemos que as redes sociais podem ser uma ameaça à concentração. Basta uma notificaçãozinha no celular para o foco nos estudos ir embora. Por outro lado, o smartphone também pode ajudar, nem que esteja no modo avião. A seguir, conheça apps para o concurseiro organizar a rotina.

Apps para o concurseiro ter foco nos estudos

Aqui no blog, sempre damos dicas de como você pode se preparar para os estudos. É preciso estabelecer um objetivo, definir horários e ter um local apropriado para guardar o material didático, por exemplo. Com base nessas dicas, os aplicativos a seguir funcionam como ótimas ferramentas de organização. Confira:

  1. Todoist

Uma rotina de estudos para concurso público se baseia em metas. Você deve saber aonde chegar (a aprovação) e quanto tempo terá para se preparar.

Com o Todoist, o desafio fica mais divertido. O software fornece pontos para cada etapa concluída, de modo que você vai passando de fase e percebendo a própria evolução. No entanto, o contrário também acontece: muitas tarefas atrasadas rendem “karma” negativo – o que também pode incentivar a permanecer na linha.

  1. Evernote

Esse serviço serve para armazenar anotações, fotos, áudios, documentos de texto e links de referência. Você pode organizar os arquivos em pastas e pesquisar o conteúdo sempre que precisar.

O sistema guarda os dados na nuvem e funciona em diferentes dispositivos. Dessa forma, é possível escrever rascunhos no celular e continuar o projeto mais tarde, no computador. O Evernote está disponível para sistemas iOS e Android, bem como os demais apps que apresentamos aqui.

  1. ClearFocus

Além de gerenciar anotações e documentos, você também precisa controlar o tempo de estudo. E isso não significa apenas dedicar várias horas do dia para a leitura e os exercícios. A qualidade da empreitada é tão importante quanto a quantidade.

Para tanto, existe o ClearFocus, baseado na técnica Pomodoro. Ele cronometra períodos em que o usuário deve dedicar atenção total ao trabalho. A cada intervalo, o aplicativo avisa que é momento de parar e descansar um pouco. O ritmo intercalado melhora a produtividade sem cansar a cabeça do sujeito.

  1. My Study Life

A principal função desse app para concurseiro é permitir uma visualização clara do cronograma de estudos. Assim, nenhum compromisso fica para trás.

Você pode inserir os horários das aulas e os turnos dedicados para as atividades de casa. Inclua, também, as datas para a realização dos simulados, das revisões e, claro, da prova oficial do certame.

A interface do My Study Life é colorida e superintuitiva. Depois de usar, você nunca mais vai querer voltar para os calendários e as agendas de papel.

  1. Calm

Uma última maneira de manter o foco nos estudos consiste em diminuir a ansiedade. Existem muitos métodos para isso, da arte aos exercícios físicos. Contudo, um dos mais eficientes continua sendo a meditação.

Esse app traz programas de Minfulness para iniciantes. São sessões que duram entre três e 25 minutos, nos quais você pode relaxar e treinar a concentração. O Calm recebeu o destaque Editor’s Choice 2018 na loja digital Google Play.

Gostou das dicas? Conhece outros apps para o concurseiro ter foco nos estudos? Deixe um comentário!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.