Home Dicas de Estudo 3 conselhos que todo concurseiro iniciante deve seguir

3 conselhos que todo concurseiro iniciante deve seguir

2154
0
Compartilhe

Salário acima da média. Plano de carreira. Previdência complementar. São muitos os atrativos que levam alguém a buscar vaga no serviço público. Porém, se você está no grupo dos concurseiros iniciantes, talvez ainda não tenha muita noção do que vai enfrentar.

 

3 conselhos para concurseiros de primeira viagem

A seguir, daremos dicas para lhe ajudar no desafio. Continue a leitura e descubra se a vida de servidor público é para você.

1.Carreira pública não serve para qualquer um

A carreira pública tem má fama, devido à ineficiência de alguns órgãos do governo. Muita gente pensa que passar num concurso significa conquistar um trabalho fácil. Haveria estabilidade e salário alto, mas sem a contrapartida da produtividade, tão exigida na iniciativa privada.

Na realidade, não é bem assim. Atuar como servidor demanda competência. Não é à toa que as bancas cobram tantos conhecimentos específicos.

Ter domínio de legislação, por exemplo, ajuda a diminuir a burocracia. O profissional já sabe quais são os meios corretos de encaminhar os processos e solucionar problemas. Ou seja, não há risco de diligências e retrabalhos.

Portanto, avalie se você se encaixa no perfil procurado para o cargo. Leia o edital e conheça as atividades a serem exercidas.

2.Organização é tudo

Nem sempre é necessário aguardar o lançamento de um concurso para se preparar. O conteúdo básico, como Língua Portuguesa e Direito Constitucional, costuma cair na maioria dos certames.

Ainda assim, a rotina fica mais intensa nos meses anteriores à prova. Você deverá conciliar leituras e exercícios com as tarefas domésticas, o trabalho e, claro, alguns momentos de lazer. A mente e o corpo precisam de descanso para recuperar a energia.

A melhor solução para não se sobrecarregar está no cronograma de estudos. Determine horários do dia para dedicar-se às apostilas. Faça resumos das matérias e revisões semanais. Assegure que, até o dia do exame, você tenha passado por todas as disciplinas – mas descansado o suficiente, também.

3.Metas claras colaboram para o resultado

Talvez você queira participar de um concurso apenas para ver como o processo seletivo funciona. De fato, ganhar experiência ajuda. Porém, inscrever-se em qualquer prova acaba sendo um esforço desnecessário.

Tente estabelecer um projeto de vida. Defina a carreira ideal para seu perfil, ou liste órgãos públicos que lhe pareçam mais interessantes. Ao restringir as opções, você terá mais foco. Haverá menos matérias para estudar e mais tempo para a preparação.

Uma estratégia muito usada pelos concurseiros é dividir um objetivo em metas menores. Por exemplo: finalizar a apostila até a sexta-feira, ou acertar mais de 80% das questões do simulado. Cada etapa concluída com sucesso gera mais motivação para seguir adiante.

Contudo, lembre-se de que a concorrência pode ser grande. Portanto, não desista na primeira eliminação. Se a carreira de servidor público for o caminho certo para você, a vitória chegará em algum momento.

Gostou dos conselhos para concurseiros de primeira viagem? Então continue de olho no blog do Andresan – Cursos & Concursos. Toda semana, trazemos novidades sobre os principais certames e dicas para você organizar a rotina de estudos.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.