Home Dicas de Estudo Quanto tempo alguém demora para passar num concurso público?

Quanto tempo alguém demora para passar num concurso público?

4692
0
Compartilhe

Sejamos francos: não existe cálculo para definir quanto tempo alguém leva até passar num concurso público. A aprovação depende das habilidades do candidato – mas também de fatores externos, que você conhecerá a seguir. Com base nesses elementos, é possível apenas traçar uma média.

Fatores que alteram o tempo para passar num concurso

O mestre em Estatística Alexandre Meirelles afirma que são necessários de seis meses a um ano para conseguir uma vaga de nível médio. Já cargos de nível superior requerem até três anos de tentativas. As informações são de reportagem do jornal Correio Braziliense.

Trata-se de uma estimativa, não de uma regra. Há (raros) casos em que o concurseiro passa de primeira. Em outros, a pessoa demora anos até figurar na lista de aprovados. De todo modo, um pouco de autocrítica e pé no chão ajudam. Deve-se considerar, por exemplo:

A preparação do candidato

Tem gente que chega “verde” ao universo dos concursos. Administração Pública e Direito Constitucional são temas comuns nas provas, mas que nem todo mundo viu na faculdade. Acercar-se dos principais conceitos demanda certa paciência. Por outro lado, estudantes com alguma base nessas áreas já largam em vantagem.

A facilidade em aprender algo novo

Cada indivíduo tem um ritmo de aprendizagem. Alguns, numa leitura rápida, já compreendem boa parte da matéria. Outros têm que resolver mais questões até que o conteúdo se fixe na cabeça.

A afinidade com os diferentes campos do conhecimento também é um ponto de destaque. Informática, Raciocínio Lógico e Língua Portuguesa são disciplinas que trabalham habilidades distintas. Porém, todas elas chegam a cair num mesmo processo seletivo. Quem é de Humanas pode ter dificuldade para avançar nas Exatas – ou vice-versa.

Os horários disponíveis para o estudo

Existem concurseiros em tempo integral. Outros dividem a rotina de estudos com a jornada de trabalho.

Está certo que quantidade nem sempre significa qualidade, pois períodos muitos longos em meio às apostilas comprometem o rendimento. Contudo, quanto mais turnos disponíveis para as leituras e os exercícios, mais rapidamente se avança no plano de atividades.

O nível de dificuldade do concurso

Esse é um fator crucial para determinar o tempo de preparação do candidato. Vagas que ofereçam salários altos são, geralmente, bastante concorridas. Como consequência, a disputa pelos primeiros lugares fica entre o pessoal mais capacitado. Uma única resposta errada faz a diferença entre a aprovação e a eliminação.

Mesmo que a concorrência seja menor, o grau de dificuldade das questões pode ser elevado, devido às qualificações exigidas para o cargo. Vale conferir as provas anteriores para saber o que esperar.

As metas do candidato

Estudar para concurso não é o mesmo que estudar para um concurso. O foco e os interesses pessoais do candidato colaboram para determinar quanto tempo se leva até passar no processo seletivo.

Há quem escolha esse rumo apenas pela estabilidade que a carreira de servidor público dá. Nesses casos, qualquer colocação costuma ser bem-vinda. Em contrapartida, há concurseiros que pretendem trabalhar num órgão específico, nem que seja preciso fazer a prova mais de uma vez. Obviamente, a janela entre estudos e tentativas será outra.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.