Home Dicas de Estudo Retomada: prepare-se para os concursos públicos de 2018

Retomada: prepare-se para os concursos públicos de 2018

1630
0
Compartilhe

Concurseiros de todo o país estão animados para 2018. Em declaração divulgada no fim de outubro, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o Governo Federal voltará a realizar concursos públicos.

As provas estavam suspensas desde 2016, devido ao rombo nas contas da União. A expectativa é de que surjam, em breve, novas oportunidades para aspirantes a servidor. Como a concorrência promete ser grande, o jeito é preparar-se desde já.

Concursos públicos previstos para 2018

O ciclo costuma se repetir. Após um período de contenção, as vagas para o serviço público aparecem em alta quantidade.

Economistas também acreditam numa estratégia política. Segurar os processos seletivos seria uma forma de demonstrar responsabilidade fiscal, principalmente aos olhos de investidores estrangeiros. Passado um tempo, a retomada indicaria que o Brasil está saindo da crise.

Seja como for, a conjuntura atual desperta o interesse de muitas pessoas em seguirem a carreira de servidor. Com a reforma trabalhista, existe um clima de instabilidade em relação aos empregos na iniciativa privada. Autarquias, agências e outras instituições governamentais voltaram a ganhar destaque pela segurança que oferecem.

Alguns setores também já estão com equipes defasadas. Muita gente se aposentou, deixou o cargo ou faleceu. Como a máquina pública precisa funcionar, não há saída a não ser abrir novos concursos em 2018.

Somente no âmbito federal, os seguintes órgãos já tiveram as seletivas aprovadas ou estão em vias de autorização:

– Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
– Polícia Federal;
– Polícia Rodoviária Federal;
– Ministério da Fazenda;
– Receita Federal;
– Banco Central.

Juntas, essas provas podem oferecer mais de 9,2 mil oportunidades, entre vagas de nível médio e superior. É de se imaginar uma disputa acirrada dos candidatos, já que há entidade que não abre edital desde 2010. Porém, vale lembrar que muitos inscritos são aventureiros e não se preparam adequadamente para o desafio.

Como se preparar para concursos públicos

Passar num concurso público exige dedicação aos estudos. A preparação começa meses – às vezes, anos – antes. E não é necessário aguardar pela chamada oficial para dar início à rotina de leituras e simulados.

Primeiro, sugere-se observar os editais anteriores. Assim, fica mais fácil prever o tipo de conteúdo exigido nas provas.

Certas disciplinas são comuns à maioria dos processos seletivos. Direito Constitucional e Língua Portuguesa são as mais cobradas. Além delas, Informática, Lógica e conhecimentos específicos da área, caso se apliquem, podem cair na avaliação.

Feito esse levantamento, deve-se ir atrás de material de referência. Apostilas e cursos preparatórios, on-line ou presenciais, ajudam bastante. O concurseiro tem de encontrar um horário fixo do dia para estudar, como se fosse um turno de trabalho.

A organização desse tempo também faz a diferença. Não basta ler os textos de apoio. Para fixar o assunto na cabeça, recomenda-se redigir resumos, resolver exercícios e manter períodos de revisão. A retomada dos tópicos serve para refrescar a memória.

Quer mais dicas? Então continue de olho no nosso blog e prepare-se para os concursos públicos de 2018. Esse pode ser o início de uma carreira brilhante.

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.