Home Dicas de Estudo 5 motivos para estudar para concursos

5 motivos para estudar para concursos

1040
0
Compartilhe

Os concursos públicos podem ser mais disputados que muitos vestibulares. Por isso, estudar antes das provas é o único meio de enfrentar a concorrência e ter reais chances de aprovação.

Se você ainda não se sente confortável para encarar horas em meio às apostilas e videoaulas conheça cinco motivos para mudar de atitude já.

Por que estudar para concurso público?

Os cidadãos podem até criticar a morosidade ou a burocracia de um governo. Porém, a labuta do servidor público não abre espaço para moleza. Chegar a um cargo desses exige seriedade e dedicação, que são compensadas de muitas maneiras.

1.Salário

As vagas abertas atraem candidatos devido, principalmente, à boa remuneração. A média salarial costuma ficar acima dos rendimentos das empresas privadas. Como a competitividade de mercado não é um fator determinante, as instituições públicas não precisam enxugar salários para aumentar o lucro.

Se a posição destinar-se ao profissional com Ensino Superior, então, o cenário fica melhor ainda. Após anos dedicados à formação acadêmica, a recompensa vem na forma de um ordenado que valoriza o trabalho do sujeito.

2.Estabilidade

Atuar no setor público não significa cumprir as tarefas de qualquer jeito. Uma pessoa preguiçosa e irresponsável pode ser exonerada. Contudo, quem segue o protocolo é amparado pela Lei. Assim, as chances de desemprego são mínimas.

Esse conforto se estende à jornada de trabalho, geralmente menor e com rara necessidade de horas extras. Ou seja, existem uma rotina fixa e perspectivas de longo prazo. Isso ajuda a planejar os compromissos da semana, as viagens de férias e outras atividades que se queira fazer no tempo livre.

3.Ascensão

Estabilidade não significa estagnação. Muitos órgãos preveem um plano de carreira para seu quadro de colaboradores. Em outras palavras, o emprego público fornece a possibilidade real de crescer profissionalmente e ganhar mais dinheiro.

Quanto mais tempo o servidor permanece na entidade, maiores as chances de migrar de categoria. Dependendo da função, também se acumulam benefícios, como licenças remuneradas. A oportunidade apenas eleva o interesse em passar num concurso e realizar um bom trabalho.

4.Meritocracia

Só assume o cargo quem se classifica na prova. O requisito para ingressar nesse caminho é passar no processo seletivo, independentemente das relações de amizade do candidato. Não há esquemas de apadrinhamento nem o famoso “Q.I.” (“Quem Indica”) envolvidos.

Para a maioria dos concursos, tampouco é necessário ter experiência prévia na área. Dessa forma, até mesmo jovens saindo do Ensino Médio podem trabalhar, mesmo que nunca tenham sido empregados anteriormente.

5.Concorrência

Por conta das vantagens aqui citadas, a concorrência, para passar num concurso público, pode ser bastante acirrada. Não é raro encontrar seleções que registrem dezenas de candidatos por vaga. Muitos deles são concurseiros “profissionais” e já passaram por outros exames.

Nesse território em que tanta gente busca melhorar de vida, a qualificação faz toda a diferença. Não basta ter conhecimento. É preciso preparar-se psicologicamente para a pressão da prova, além de atualizar-se e conhecer macetes que ajudem a responder às questões mais difíceis.

Isso tudo só é possível se você estudar para concursos públicos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando nosso blog para conferir as novidades. E não se esqueça de deixar um comentário com sua opinião sobre o post de hoje!

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter.